by Bowling and Grippo

 

Perguntas Freqüentes(FAQ)

 

Se você é novo na comunidade MegaSquirt ® EFI, existe uma grande quantidade de informação a ser adquiridas, e tudo vai parecer confuso, ou mesmo contraditório. Melhor opção é ler as Perguntas Freqüentes e o Manual de instruções. Em geral, o Controlador MegaSquirt ® não foi desenvolvido para ser uma solução "sem complicação". Destina-se a um processo educativo, exigindo uma grande quantidade de leitura e estudo.


Abaixo as Perguntas Freqüentes vão ajudar a esclarecer algumas dúvidas, caso elas persistam, leia o Manual.


Há um grande número de considerações, opções de hardware e independente caminhos que poderão atender você e seu veículo, mas só você conhece suas necessidades e habilidades.

Sendo assim, o controlador MegaSquirt ® EFI é um Módulo (ECU) universal, e cabe ao usuário o “acerto” para o seu veículo. Algumas pessoas, podem ajudar, fornecendo informações e detalhes na instalação do seu controlador MegaSquirt ® EFI no seu veículo, para isso existem fóruns de discussão que contam com muita informação e apoio:



Os Controladores MegaSquirt ® EFI são experimentais e para fins educativos. Não tem garantias expressas ou implícitas. Não cabendo à Bowling and Grippo ou representantes locais a responsábilidade pela construção, instalação ou orientação da utilização deste equipamento. Este aparelho foi testado em vários motores, porém, é uma unidade experimental e o utilizador final, assume todas as responsabilidades para a sua utilização e aplicação. Não usar em aeronaves que pois em caso de falha há o risco de um grave acidente. Em outras palavras, siga atentamente o manual, e procure ajuda caso estiver com dúvidas.


          1. O que é o Controlador MegaSquirt?
          2. O Controlador MegaSquirt, atende as normas legais de poluentes?
          3. O que o número das versões significam em relação ao software e code(s) dos controlador MegaSquirt® EFI ?
          4. Onde posso encontrar parâmetros para definir o “acerto” do meu motor?
          5. O que é o 'tuning'?
          6. Posso ter dois Mapas, um para a economia e outro para potência, podendo escolher entre eles em um interruptor?
          7. Como posso descobrir mais sobre o Controlador MegaSquirt ® EFI?
          8. Onde eu posso fazer perguntas sobre o Controlador MegaSquirt ® EFI?
          9. Existe um PDF do manual que se possa ler off-line?
        10. Como faço para comprar um Controlador MegaSquirt ® EFI e outros itens?
        11. Como o Controlador MegaSquirt ® EFI trabalha?
        12. Posso uma injeção seqüencial com o Controlador MegaSquirt EFI ®?
        13. Quem criou o Controlador MegaSquirt EFI ®? Trata-se de uma grande corporação? 
        14. Quais são os hardware que existe ligados a o Controlador MegaSquirt EFI ®?
        15. Quais são as vantagens e desvantagens em utilizar um Controlador MegaSquirt EFI ®?
        16. Posso comprar um PCB do Controlador MegaSquirt separadamente? Onde posso encontrar os arquivos para fazer meu próprio PCB?
        17. O que eu preciso para montar e instalar um Controlador MegaSquirt EFI ®?
        18. Alguém vende o Controlador MegaSquirt EFI ®, montado?
        19. Eu preciso de um gravador de Eprom para regulagem do meu motor?
        20. O que acontece se o meu controlador MegaSquirt® EFI não funcionar mesmo com a ajuda dos fóruns? Eu vou ficar “preso” ao meu controlador MegaSquirt® EFI “morto”?
        21. Eu posso controlar a ignição também?
        22. Quais os carros que estão rodando hoje com o Controlador MegaSquirt EFI ®?
        23. Existe uma versão mais simples do Controlador MegaSquirt EFI ®, apenas para controle de injeção suplementar(Injetores Extra)?
        24. Perguntas freqüentes sobre o Código Extra.


 

1. O que é o Controlador MegaSquirt?
   O controlador MegaSquirt® EFI é um projeto educacional, que visa ensinar mais aos interessados em conhecimento sobre injeção eletrônica. É um projeto experimental do tipo Faça-Você-Mesmo e consiste em uma Injeção Eletrônica De Combustível Programável. MegaSquirt® funciona com praticamente todos os tipos de combustíveis líquidos, em um motor que gere centelha em sua ignição, sejam eles aspirados ou turbo (Suba para 21 psi no caso do seu sensor MAP ser modelo Standard), contanto que ele não seja um veículo com controle de poluição. Não esqueça que uma MegaSquirt® EFI é somente um dispositivo que controla o sistema de injeção, necessitando de todos os outros componentes de uma linha de combustível, que devem ser colocadas pelo usuário. (bicos injetores de 1 a 16, sensores, bomba de combustível etc.).

Lembre-se a MegaSquirt® é um dispositivo experimental com propósitos educacionais, portanto não podem ser vendidas para veículos com controle de poluição. Verifique as leis de poluentes de sua localidade e se o projeto se adequa a elas.

Experimental significa que você é responsável por qualquer detalhe da sua injeção de combustível e de sua aplicação específica. Faça-Você-Mesmo significa que você deve ter previamente algumas ferramentas, pois a montagem é feita pelo próprio usuário, porém com o auxílio de manuais fornecidos pelo Fabricante.

A MegaSquirt® EFI Controla de 1 a 16 ou mais injetores de combustível, de alta ou baixa impedância e para qualquer número de cilindros, mesmo com 3 ou 5 cilindros e com centelhamento ímpar. Se você possui a MegaSquirt-II, ela suporta os números do sistema de ignição, incluindo os pinos 7 ou 8 do motor HEI General Motors, EDIS da Ford, TFI também da Ford, ou você pode controlar uma uma única bobina diretamente. Para o controle de combustível você pode acionar pelo negativo da bobina.

Existem quatro itens principais no seu controlador MegaSquirt® EFI:

  1. Processador: Você pode escolher 2 processadores, o 68HC908 ou MegaSquirt-II. MegaSquirt-II tem um proamento mais rápido, melhor resolução de pulso, e possui um número de funções adicionáveis. ( Como controle de ingnição, driver, e portas de saída configuráveis para controle do ventilador ou shift lights).

    O Processador 68HC908 usado na MegaSquirt-ITM, é um pequeno e preto circuito integrado (Chip) com tamanho de 0.6" x 2.0".

    O processador MegaSquirt-IITM up grade (MS-IITM ou MS2) é menor, com 1.15" x 2.6" que deve ser montado na PCB (printed circuit board – Placa de circuito Impresso) com auxilio de um soquete de 40 pinos que é soldado na placa principal (68HC908 – 8MHz) e o processsador mais potente é o MC9S12C64 com 24MHz.

 
 
 
  1.                MegaSquirt-II:
                  (MC9S12C64)

               MegaSquirt-I:
                 (68HC908)

    2. A PCB do modelo MegaSquirt® DIY é baseada em uma de 04 placas (V1.01/V2.2/V3, ou V3.57). Todas as PCBs são similares e todas medem 6.00" por 4.00", porém mais tarde foram feitas algumas melhorias para que a instalação pudesse se dar de forma mais conveniente.

 

    A PCB da MegaSquirt® EFI modelo V3.57 é basicamente composta por componentes SMD, desta forma não pertencem ao projeto Faça-Você-Mesmo, Porém é do esmo tamanho das anteriores e pode ser colocada na mesma Case.
    Também existem as placas da MicroSquirt®, Módulo MicroSquirt, e MS-II Sequencer™ . (Veja Abaixo).
  1. Código (firmware): Ele é carregado e armazenado na MegaSquirt. Ele deve ser
  1. compatível com o processador que você está usando. Existem inúmeras opções para cada tipo específico de processador. Por exemplo o código standard 3.0 do processador 68HC908. Você também pode verificar o código extra da MegaSquirt® .. Todos os códigos são possuem download gratuito para fazer um upgrade da sua MegaSquirt® EFI antiga.

  2. Tuning software (MegaTune, TunerStudioMS, etc.): Essa é uma janela (ou sistema operacional em alguns casos) para aplicações que podem ser baixadas livremente. Ele funciona normalmente em laptop ou notebook, e permite que o usuário veja, ajuste e grave "datalog". O parâmentro de ajuste, falando da MegaSquirt® , é feito pela porta serial do computador em questão (O conector é um DB9 e já faz parte dos cabos de comunicação) Essa parte do software “tuning” é onde você deve perceber a sua maior “interação” com a MegaSquirt®. O Software tuning foi desenvolvido para trabalhar com qualquer combinação de código do processador. Porém você deve configura-lo. Clique no link abaixo para baixar as versões anteriores.

 

 

 

Também existe o stim (Conhecido como Simulador ou MegaSimulador). Ele é essencialmente uma cópia dos sinais do motor, que a MegaSquirt® receberia do carro, permitindo que você veja se tudo está funcionando (Deve ser monitorado com o MegaTune). Também existe um grande número de opcionais de componentes desse sistema:

 

2. Qual MegaSquirt® é melhor para o que eu desejo?

A. Aqui existem algumas perguntas a serem respondidas por você antes que haja uma busca sobre qual MegaSquirt®, placa e processador você deve utilizar:
a. Você vai monta-la?
NÃO, você pode preferir a placa do modelo V3.57 Com qualquer um dos 2 processadores (MS-I™ ou MS-II®).
SIM, você vai monta-la sozinho, você tem algumas opções, que são, os modelos V2.2 ou V3. O modelo V2.2 é ligeiramente mais barato, porém O modelo V3 possui muito mais opções, Circuitos melhorados e manual mais explicativo. Nós recomendamos o modelo V3 Em quase todos os casos.
b. Você vai controlar o tempo de ignição?
NÃO, Então o processador da MegaSquirt-I™ é mais do que suficiente.
SIM, então o melhor processador é o MS-II® ou MicroSquirt® (ou MS-II Sequencer®) é sua melhor opção por possuir o controle avançado de ignição.
c. Existe algo a mais que você deseje controlar além da entrada de combustível e ignição?
Se você possui um atuador de marcha lenta do tipo Motor de Passo ou uma Válvula PWM você vai precisar do precessador MS-II® (ou MS-II Sequencer™) para controla-la. Uma válvula do tipo Ligar e desligar pode ser controlado com o processador MS-I™. O processador MS-II®. Pode ter suas portas configuradas para outras funções como ventilador, shift lights, etc.
d. Qual o tamanho dos injetores que você pretende utilizar?
Se você vai utilizar injetores de grande vasão no seu motor (típicos de motores Turbo, motores de corrida etc.), Você provavelmente vai precisar do processador MS-II® já que ele é 100 vezes melhor na resolução de pulso, se comparado ao processador MS-I™, O que realmente ajuda o motor a ter uma marcha lenta estável e estequiométrica.
Nota-B&G Código pode oferecer outras funções em diversos combinações de hardware.

3. Onde eu posso encontrar os parâmetros de instalação elétrica para o meu tipo de motor?

A. Existem algumas formas verificar os parâmetros de instalação, O que vai depender do seu conjunto. Primeiro assegure-se de ter lido o Manual do Software Tuning:

 

 

August 13, 2009 9:48 PM