Índice do MegaManual -- Recursos do MegaSquirt -- MegaSquirt® - Desenvolvimento
O que você PRECISA para instalar um Controlador de IEC MegaSquirt® -- Comprando um MegaSquirt -- Sobre este manual

Introdução ao Controlador de Injeção Eletrônica de Combustível MegaSquirt®

O Controlador de IEC MegaSquirt® é um controlador de injeção eletrônica de combustível universal programável experimental, do tipo faça-você-mesmo, para motores de combustão interna com ignição por centelhamento. Experimental significa que VOCÊ será responsável por resolver alguns detalhes de seu sistema de injeção de combustível que são específicos para sua aplicação e equipamento.

Para montar, testar, instalar e utilizar com segurança o Controlador de IEC MegaSquirt®, você deve ler, entender e seguir este manual.

Controladores de IEC MegaSquirt® não devem ser vendidos ou utilizados em veículos com emissão controlada de poluentes (http://www.megamanual.com/tamp.htm em Inglês). Verifique as leis em sua jurisdição para determinar se a utilização de um Controlador de IEC MegaSquirt® é legal para sua aplicação.

Em geral, há muita assistência disponível nos fórums do site (http://www.msefi.com/ em Inglês e http://forum.msbr.com.br em Português) do Controlador de IEC MegaSquirt®, neste manual, e nas Perguntas Freqüentes sobre o Controlador de IEC MegaSquirt® (http://www.megamanual.com/ em Inglês) , mas em última análise o responsável pela construção e operação seguras de seu sistema de injeção eletrônica, incluindo o Controlador MegaSquirt®, é VOCÊ. Antes de mais nada, certifique-se de ler e entender todas as precauções de segurança aplicáveis para seu veículo, ferramentas e equipamentos.

O Controlador de IEC MegaSquirt® foi elaborado por Bruce Bowling e Al Grippo. Para montar, testar, instalar e utilizar com segurança o Controlador de IEC MegaSquirt®, você deve ler, entender e seguir este manual.

Recursos do MegaSquirt ®

O Controlador de IEC MegaSquirt® utiliza o processador Motorola 68HC908 de 8 MHz e o sensor MAP Motorola MPX4250AP para fornecer o controle eletrônico do combustível. O microcontrolador MegaSquirt-I™ é baseado no microcontrolador baseado em Flash Motorola MC68HC908GP32 operando em uma velocidade de barramento interna de 8 MHz (esta é a velocidade do barramento – lembre-se que a maioria dos microprocessadores especificam seus componentes à velocidade do cristal, que é então dividida por quatro para fornecer a velocidade do barramento interno). A atualização do controlador, o MegaSquirt-II™ utiliza o processador HC9S12C32, de 24MHz.

Vários sistemas de injeção eletrônica “de fábrica” e para reposição populares utilizam tecnologias mais antigas de processadores (tais como o MC68HC11 ou o Z80) que operam a velocidades de barramento de 1 ou 2 MHz. O Controlador MegaSquirt® possui uma velocidade de clock mais rápida, combinada com programação em linguagem de montagem direta (assembly), o que dá a ele seu poder.

Todos os códigos de microprocessador embutidos executados pelo MegaSquirt-I foram escritos à mão em linguagem de montagem (assembly), ao invés de compilados de uma linguagem de programação de alto nível, como C. Trabalhar diretamente em linguagem de montagem produz o código mais rápido e eficiente possível. O resultado é que o Controlador MegaSquirt® pode fornecer cálculos de injeção de combustível em tempo real para até 16000 RPM! Além disso, o código em linguagem de montagem para o Controlador MegaSquirt® está disponível no site do Controlador de IEC MegaSquirt®, para qualquer um que deseje visualizá-lo ou personalizá-lo. Um compilador gratuito também está disponível no site, portanto não há custos adicionais.

O código para o MegaSquirt-II é escrito em C, e o compilador gratuito CGC está disponível para que você escreva seu próprio código e modificações. O MegaSquirt-II adiciona capacidades de ignição (incluindo suporte para roda fônica no virabrequim), assim como uma resolução de largura de pulso de combustível bem mais alta, controle para motores de passo de marcha lenta, e vários outros recursos, que podem ser encontrados neste link.

Adicionalmente, a memória Flash diretamente no chip permite que tanto a MS-I™ quanto a MS-II™ utilizem processadores que são verdadeiramente sistemas de um único chip, reduzindo custos e aumentando a confiabilidade. Além disso, o uso de tecnologia Flash permite a reprogramação instantânea de constantes, mistura, etc. mesmo durante o funcionamento do veículo. O processador pode até mesmo receber um código de controle diferente utilizando uma interface de programação simples e sem a necessidade de equipamentos adicionais. A memória pode ser reescrita pelo menos 10000 vezes e possui uma duração de retenção de 20 anos.

Sensores de temperatura de ar e líquido refrigerante facilmente encontráveis são utilizados como sensores padrão, mas você pode substituí-los, se desejado. O Controlador de IEC MegaSquirt® fornece controle do combustível através do método alpha-N ou através de velocidade-densidade. O Controlador de IEC MegaSquirt® utiliza o software MegaTune (para Windows 9x/ME/XP) para reprogramação de firmware, monitoramento do motor, e acerto. O software de acerto está disponível livremente, sem custos. Mesmo sem estar conectado a um computador, os três LEDs no Controlador de IEC MegaSquirt® permitem que você monitore o pulso de injeção (comandado), enriquecimento de aquecimento, e enriquecimento de aceleração a qualquer momento.

O Controlador de IEC MegaSquirt® é um projeto aberto. Os esquemas estão disponíveis para a inspeção e uso de qualquer um para resolução de problemas. O código de microprocessador do Controlador de IEC MegaSquirt® está disponível, e encorajamos a realização e compartilhamento de modificações (para uso em placas B&G) para adequar a sua instalação. Várias versões modificadas já foram desenvolvidas para aplicações e recursos específicos. Outras pessoas desenvolveram e compartilharam aplicativos gratuitos para o Controlador de IEC MegaSquirt®, incluindo:

Em adição, foram ou estão sendo desenvolvidos hardware auxiliares para sua MegaSquirt. Estes incluem:

Além disso, Jim Willette desenvolveu o programador Willette, para programar processadores MS-I em branco ou corrompidos. O programa MegaProgrammer também está disponível, para o mesmo propósito.

O melhor recurso do MegaSquirt® é que você mesmo o constrói! Já que você monta o controlador, e todas as informações sobre o design estão disponíveis para você, é possível diagnosticar problemas que possam surgir com a placa e, em quase todos os casos, repará-los você mesmo. O sistema como existe hoje é uma solução pronta. Você o monta, instala no veículo ou barco, acerta e utiliza. O código-fonte completo está disponível para aqueles que queiram compreender ou mesmo modificar os algoritmos de controle.

MegaSquirt® – desenvolvimento

O Controlador de IEC MegaSquirt® surgiu por causa da necessidade aparente de um controlador de IEC simples e barato de várias pessoas. Bruce e Al haviam desenhado e ofereceram o sistema EFI332 (http://www.diy-efi.org/efi332/index.htm em Inglês) para entusiastas de faça-você-mesmo. A esperança era que o projeto EFI332 resultaria em um sistema que poderia ser utilizado para todas as aplicações, e este foi um dos principais motivos do oferecimento da placa MC86332 de quatro camadas como a plataforma do EFI332 no ano 2000.

Entretanto, relativamente poucos sistemas EFI332 foram construídos e instalados em veículos no início. Bruce e Al acreditam que uma das principais razões para o pequeno número de sistemas em operação era a complexidade do sistema EFI332. Devia-se ser um especialista tanto em hardware quanto em software, instalar e aprender uma série de ferramentas de desenvolvimento de software, escrever código embarcado, e tornar-se um especialista em algoritmos de controle de motores. O sistema EFI332 é muito poderoso e flexível, mas requer uma curva de aprendizado tremenda, uma grande gama de habilidades e várias horas para uma instalação bem-sucedida. Bruce e Al acreditaram que há um outro grupo de pessoas que querem um sistema de IEC em um estado relativamente mais simples, em um estado mais completo e pronto para usar. Esta foi a idéia por trás do Controlador de IEC MegaSquirt®.

A filosofia por trás do Sistema do Controlador de IEC MegaSquirt® é simples: fornecer um controlador para injetores de combustível que possa ser adaptado a qualquer aplicação, sem a necessidade de escrever código embarcado ou compreender os detalhes de controle do motor. Em adição, o plano era publicar os esquemas, sofftware, algoritmos, etc. para todos, de forma a ampliar o potencial do Controlador de IEC MegaSquirt® como um projeto educacional. Este não é um produto comercial, mas um produto experimental direcionada a aplicações faça-você-mesmo para pessoas que desejam aprender sobre sistemas de controle de injeção de combustível eletrônicos.

Uma versão inicial do Controlador de IEC MegaSquirt-I™ foi descrita na revista Circuit Celar (http://www.circuitcellar.com/ em Inglês) em um artigo entitulado “Building a Fuel-Injection ECU” (Construindo uma UCE de Injeção de Combustível) por Bruce e Al em janeiro de 2002.

O Controlador de IEC MegaSquirt-I™ utiliza um microprocessador Motorola baseado em Flash (MC68HC908GP32) para o cálculo do comprimento do pulso de injeção de combustível e controle de injetores. Adicionalmente, foi desenvolvido um programa (na plataforma Windows) que permite o ajuste de parâmetros de controle durante o funcionamento.

Em 2005, MegaSquirt-II, uma placa de substituição para o processador 68HC908 do Controlador MegaSquirt-I™ foi disponibilizado por Bowling e Grippo. Esta placa incluía um processador muito mais rápido e memória adicional, além de opções de controle para controladores de marcha lenta do tipo motor de passo e sistemas de ignição. Todas as versões, excetuando-se a mais antiga, da MegaSquirt-II possuem funcionalidade CAN (controller area network), permitindo que se comunique com módulos adicionais como drivers de injeção seqüencial e controladores de transmissão.

O Controlador de IEC MegaSquirt-I® utiliza sensores padrão (temperatura do líquido refrigerante, temperatura de ar do coletor de admissão, posição do acelerador, sonda lambda e sensores de posição disponíveis em sistemas de ignição já existentes) para realizar o controle ( em lote ou dois bancos) de largura de pulso dos injetores. Por não possuir controle de ignição, esta é a unidade ideal para substituir um carburador – você pode manter a ignição já existente.

O que você PRECISA para instalar um Controlador de IEC MegaSquirt®

O Controlador de IEC MegaSquirt® é um controlador universal de injeção eletrônica de combustível que pode ser colocado para funcionar com qualquer motor à explosão por centelhamento, com as peças externas apropriadas. Entretanto, o sucesso de sua instalação depende de VOCÊ. Para fazer o controlador MegaSquirt® funcionar em seu carro, lancha, motoserra ou o que seja, você precisará de:

Instalar o Controlador de IEC MegaSquirt® em um veículo que já possui injeção eletrônica significa que você precisará considerar como você irá fazer funcionar a ignição e quaisquer outros dispositivos que a centralina controla (tais como a transmissão, velocímetro e outros contadores, e dispositivos de controle de emissões), como você fará para interligar o controlador MegaSquirt® ao chicote existente, e se você poderá ou não reutilizar os sensores que já possui.

VOCÊ possui conhecimento, habilidade, dinheiro e energia o suficientes para completar sua instalação? O Controlador de IEC MegaSquirt® é apenas o controlador de injeção eletrônica, e VOCÊ precisará descobrir todo o resto que precisa para seu veículo. Este manual cobre grande parte da informação que você precisa para o controlador MegaSquirt®, e guias gerais para coisas como sistemas de combustível, etc.

Informação geral sobre injeção eletrônica pode ser encontrada na Internet em vários formatos, incluindo a lista de mensagens DIY_EFI (http://www.diy-efi.org/diy_efi/ em Inglês). Um bom livro em sistemas de injeção eletrônica comerciais e de fábrica é Fuel Injection: Installation, Performance Tuning, Modifications de Jeff Hartman (1993). Este livro é publicado pela Motorbooks International (ISBN 0-87938-743-2). Outras referências podem ser encontradas aqui (http://www.megamanual.com/v22manual/references.htm em Inglês).

Você não estará lidando com seu MegaSquirt sozinho, apesar de tudo. Milhares de kits MegaSquirt já foram vendidos. Existe uma enorme quantidade de experiência coletiva e conhecimento relacionados à montagem e instalação do Controlador de IEC MegaSquirt® em vários veículos e nos Fóruns do site (http://www.msefi.com/ em Inglês e http://forum.msbr.com.br em Português).

O que você NÃO precisa

Sobre este manual

Este manual foi produzido para pessoas novas ao Controlador de IEC MegaSquirt® para auxiliá-los na montagem, instalação e ajustes do Controlador de IEC MegaSquirt®, do kit da MSBR e componentes especificados. A não ser que seja dito o contrário, sempre se assume que:

Entretanto, vários Controladores de IEC MegaSquirt® já foram instalados em veículos que não se enquadram nos critérios acima. Vários controladores foram construídos em outros países que não os E.U.A., e também já foram instalados em motores rotativos (wenkel). Se seu motor não se enquadra à lista acima, primeiramente leia este manual, e depois procure nos fóruns (http://www.msefi.com/ em Inglês e http://forum.msbr.com.br em Português) por informações específicas a outras configurações e locais.

Este manual segue uma seqüência de tarefas que você deve seguir para colocar o Controlador de IEC MegaSquirt® para funcionar. No entanto, ele não diz absolutamente tudo o que você deve fazer. Este não é um guia passo-a-passo para tudo que você precisa conseguir para instalar seu MegaSquirt® (exceto pelo guia de montagem da unidade). Você precisará pensar sobre algumas coisas você mesmo. Este manual assume que você possui alguma fundamentação básica em eletrônica, computação e automóveis, ou que está disposto a encontrar, compreender e aplicar as informações necessárias você mesmo. Se você não possui tal conhecimento, você DEVE consultar um mecânico qualificado. Em outro caso, pode ser improvável que você consiga montar, testar, instalar e ajustar o Controlador de IEC MegaSquirt®. Afinal de contas, ele é um sistema experimental.

Uma das razões de ser do Controlador de IEC MegaSquirt® é o fato de que Bruce e Al desejavam ampliar sua compreensão de requisitos de controle de combustível para o máximo de pessoas possível. De forma a auxiliar no processo de colher conhecimento, você precisa entender seu sistema profundamente. Algumas vezes um guia passo-a-passo para tudo não é a solução. Se você deseja uma solução pronta para usar, um dos controladores disponíveis comercialmente pode ser mais adequado às suas necessidades.

Uma grande quantidade de tópicos avançados foram deixados de fora deste manual, incluindo: o código de alta resolução, as várias variações úteis do código e do hardware padrões, injeção de propano, etc. Para informação sobre estes e outros tópicos, verifique as Perguntas Freqüentes (http://www.megamanual.com/ em InglÊs) e os fórums msefi (http://www.msefi.com/ em Inglês e http://forum.msbr.com.br em Português).

Por favor reporte quaisquer erros, omissões ou esclarecimentos aos Forums, para que todos sejam informados.